sábado, 19 de janeiro de 2013

Verdes questionam Governo sobre encerramento das urgências no Hospital de S. Paulo em Serpa




O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre o eventual encerramento das urgências do Hospital de S. Paulo, Serpa.

PERGUNTA:

Na pergunta nº 1354/XII(1ª), de 6 de Dezembro de 2011, efetuada pelo Grupo Parlamentar do Partido Ecologista «Os Verdes», sobre o Hospital de S. Paulo em Serpa, foram efetuadas cinco interrogações concretas e o Governo respondeu a quatro.

Hoje percebemos perfeitamente que a omissão na resposta não foi um lapso mas que foi a forma de o Governo ocultar os próximos encerramentos no Hospital de Serpa. No 5º ponto perguntávamos: «O esvaziamento progressivo do hospital de S. Paulo, que se tem verificado, encontrou o seu fim, ou estão previstos mais encerramentos de serviços ou reduções de respostas nessa unidade hospitalar, a que eufemisticamente costuma designar de reestruturações?

Ficamos a saber que, a partir de Fevereiro, por informação do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, que o atendimento de urgências vai encerrar das 24.00h às 8.00h no Hospital de S. Paulo. A acontecer este encerramento, é mais um ataque ao acesso aos cuidados de saúde para os habitantes do concelho de Serpa e outros.

É bom lembrar que grande parte da população servida pelo hospital de S. Paulo, em Serpa, é idosa, não tem transporte próprio, é financeiramente débil tendo dificuldade em pagar transportes para Beja, que fica a mais de 30 quilómetros, e agora fica impedida de adoecer das 24H às 8H.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª a Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1 – Confirma o Governo o encerramento das urgências no hospital de S. Paulo em Serpa das 24H00 às 08H00?


2 – Se sim, quais os fundamentos para o encerramento?


3 - Pode o Governo afirmar que com o encerramento no período noturno das urgências do hospital de S. Paulo não ficam postos em causa os serviços de saúde, com qualidade e segurança, que estas populações têm direito?







Sem comentários:

Enviar um comentário