quarta-feira, 21 de novembro de 2012

BEJA - Presidente de Zambujeira acusa maioria PS de extinguir freguesias da CDU...



O presidente da Junta de Freguesia de Zambujeira do Mar contesta a fusão da sua freguesia com S.Teotónio e acusa a maioria socialista na Assembleia Municipal de Odemira de querer terminar com as freguesias da CDU no concelho.

A proposta apresentada, à Assembleia da República pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território está, esta semana, em destaque na Voz da Planície com enfoque naquilo que é a proposta para o distrito de Beja.

Dos 14 concelhos do distrito só em Odemira e Almodôvar é que as Assembleias Municipais se pronunciaram favoravelmente a uma fusão de freguesias tendo sido aprovadas propostas concretas nesse sentido.

No caso de Odemira uma das propostas é a criação da União de Freguesias de S. Teotónio e Zambujeira do Mar, curiosamente a localidade de Zambujeira Mar até ter sido criada como freguesia, a 30 de Junho de 1989, pertencia a S.Teotónio.

Hélder Ledo António, presidente da Junta de Freguesia de Zambujeira, acusa a maioria socialista na Assembleia Municipal de Odemira de querer terminar com as freguesias lideradas pela CDU e dá conta que já está a circular um abaixo assinado a contestar a extinção de Zambujeira do Mar.

José Manuel Guerreiro, presidente da Junta de Freguesia de S.Teotónio, afirma que sempre foi contra a extinção de freguesias, a não ser nas sedes de concelho, mas se a sua freguesia receber Zambujeira do Mar considera que não é drama nenhum. Para José Manuel Guerreiro a única “coisa” que vai mudar é que Zambujeira do Mar deixa de ter Executivo porque certamente que os serviços que são prestados na Junta de Freguesia, como por exemplo os CTT, são para continuar.

No concelho de Odemira para além da criação da União de Freguesias de São Teotónio e Zambujeira do Mar é ainda proposta a agregação da freguesia de Vale de Santiago com parte da freguesia de Bicos, numa única freguesia designada freguesia de Vale de Santiago e aí sediada. É ainda proposta fusão da freguesia de Colos com a outra parte da freguesia de Bicos, sediando-se a nova freguesia em Colos. Agregam-se também as freguesias de Santa Clara-a-Velha e Pereiras-Gare, numa única freguesia que terá como sede Santa Clara-a-Velha. Na vila de Odemira, Salvador e Santa Maria, dão lugar a uma única freguesia.

Entretanto em nota de imprensa a Concelhia de Odemira do PSD vem contestar a proposta aprovada na Assembleia Municipal relativamente à freguesia de Bicos por ser dividida em duas para integrar as freguesias de Vale de Santiago e Colos.

Os social democratas perguntam se os bens imóveis da freguesia de bicos vão ser divididos ao meio, para onde vão trabalhar os recursos humanos, para Colos ou Vale de Santiago, se esta proposta teve em conta a opinião da população e se é desta maneira que o PS promove uma politica de proximidade.

O PSD termina referindo que Odemira necessita de outras políticas, mas muito mais do que novas políticas necessita de outros políticos.Políticos que oiçam as populações e não decidam o futuro das mesmas somente com objectivos eleitoralistas, políticos que sintam entusiasmo em partilhar com o povo as mais-valias conseguidas para o concelho de Odemira,e acima de tudo que cumprir as leis da República Portuguesa, seja o seu ponto de honra.

In Rádio Voz da Planície



Sem comentários:

Enviar um comentário