segunda-feira, 14 de março de 2011

Que informações tem o Governo português sobre o estado de segurança da central nuclear espanhola e qual a data previsível de encerramento desta centra

Imprensa Verdes

mostrar detalhes 12:53 (há 1 hora)

osverdes

“OS VERDES” CONSIDERAM QUE DRAMA VIVIDO PELO JAPÃO PÕE NOVAMENTE A QUESTÃO NUCLEAR EM CIMA DA MESA

A situação dramática que se vive no Japão na sequência do tsunami provocado pelo sismo, corre o risco de se vir a agravar insustentavelmente com o colapso da central nuclear de Fucoxima e com o possível agravamento da situação nas restantes.

Esta situação de difícil, senão impossível, controlo de ruptura das centrais nucleares, vivida por este país onde, mais do que em qualquer outro, impera uma cultura preventiva de mitigação dos riscos, deve levar todos os países a questionar a opção nuclear e um crescimento económico sustentado nessa opção.

Portugal, não tendo centrais nucleares, tem no entanto uma central espanhola, “Almaraz”, com idade muito avançada, a escassos cem quilómetros da sua fronteira e junto ao Rio Tejo. Uma situação que, em caso de acidente grave no reactor, terá impactos garantidos no nosso país.

Por tudo isto, o Partido Ecologista “Os Verdes” vai, através do seu Grupo Parlamentar, na Assembleia da República, questionar o Governo sobre as seguintes matérias:

  1. Que informações tem o Governo português sobre o estado de segurança da central nuclear espanhola e qual a data previsível de encerramento desta central?
  2. Quais são os planos de emergência previstos para evacuação das populações na zona fronteiriça e também para fazer frente a uma possível contaminação que viesse afectar Portugal?

O Partido Ecologista “Os Verdes”

Sem comentários:

Enviar um comentário