quarta-feira, 16 de março de 2011

"Os Verdes" querem ligação ferroviária directa entre Beja e Lisboa

osverdes“Os Verdes” entregaram ontem na Assembleia da República um Projecto de Resolução – Ligação Ferroviária a Beja – que recomenda ao Governo a manutenção e valorização da ligação ferroviária entre Beja e Lisboa, a electrificação do troço ferroviário Casa-Branca/Beja e a continuação da ligação ferroviária ao Algarve, através da Funcheira.

Para “Os Verdes”, a maior procura do comboio como forma de mobilidade, bem como a sua procura para efeitos de transporte de mercadorias, deve constituir um objectivo político central. Incompreensivelmente, a opção do Governo tem sido outra. Desde os anos 80 encerraram-se mais de 1100 km, ou seja, em duas décadas inactivou-se 1/3 da nossa rede ferroviária convencional. Actualmente, são já três as capitais de distrito que não têm acessibilidade ferroviária: Bragança, Vila Real e Viseu e o Governo e a CP querem fazer o mesmo com Beja.

“Os Verdes” consideram que esta opção política é inaceitável e contribuirá para um maior isolamento de Beja em relação ao país e designadamente em relação à capital. Mais, é um desincentivo à opção pela mobilidade ferroviária por parte das populações. O que a CP e o Governo estão a propor, com o não investimento nesta linha ferroviária e com a perda da ligação directa, é uma duração de viagem de cerca de 2h 30mn, o que torna muito pouco atractivo o comboio, para além do encarecimento do preço da viagem.

“Os Verdes”, conscientes das necessidades da população portuguesa e dos objectivos centrais, de ordem económica, social e ambiental, que o país tem que prosseguir urgentemente para se desenvolver e crescer, pretendem dar o seu contributo, apresentando o presente projecto de resolução, com vista à defesa da ligação ferroviária directa entre Beja e Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário