quarta-feira, 16 de março de 2011

NÂO ÀS CENTRAIS NUCLEARES E SIM ÀS ENERGIAS LIMPAS

Poderia começar por dizer eu bem te disse mas não vou por aí, é claro que me refiro ao caminho-de-ferro, e agora? Segundo uma notícia do jornal “Público” de sábado, a CP mantém que não vale a pena colocar comboios a diesel a circular debaixo da catenária (cabos de alta tensão), nas ligações para Beja, e que o troço não electrificado entre esta cidade e Casa Branca (63 quilómetros) será assegurado com UDD's (Unidades Duplas Diesel) que darão correspondência aos Inter-cidades de Évora, ou seja, o inter-cidades directo de Beja – Lisboa - Beja e a electrificação da linha é coisa para nós esquecermos diz a CP.

A CP, esquece-se que é também dos impostos das populações do Baixo Alentejo, de que Beja é a capital, que também tem alimentado os seus maus investimentos e os seus conselhos de Administração.

Tendo por isso, uma grande falta de respeito por quem também lhes paga os ordenados, mas adiante, há agora mais uma outra coisa preocupante, e muito, muito perigosa. Refiro-me à energia nuclear.

A situação dramática que se vive no Japão na sequência do tsunami provocado pelo sismo, corre o risco de se vir a agravar insustentavelmente com o colapso das centrais nucleares, como a de Fukushima e com o agravamento do colapso da situação nas restantes centrais, facto já constatado. Esta situação de difícil, senão impossível, controlo de ruptura das centrais nucleares, vivida por este país onde, mais do que em qualquer outro, impera uma cultura preventiva de mitigação dos riscos, deve levar todos os países a questionar a opção nuclear e um crescimento económico sustentado nessa opção. Portugal, não tendo centrais nucleares, tem no entanto uma central espanhola, “Almaraz”, com idade

muito avançada, a uns escassos cem quilómetros da sua fronteira e junto ao Rio Tejo. Uma situação que, em caso de acidente grave no reactor, terá impactos garantidos no nosso país.

Está na hora de reflectir e de fazer esta pergunta:

QUANDO É QUE SE COMEÇA A RESPEITAR O SER HUMANO E O PLANETA QUE O ACOLHE?

E DIZER UMA VEZ POR TODAS NÂO ÀS CENTRAIS NUCLEARES E SIM ÀS ENERGIAS LIMPAS EN RENOVAVEIS

Sem comentários:

Enviar um comentário