terça-feira, 26 de maio de 2009

porque os Verdes são parte integrante da CDU

Date: 2009/5/25 Subject: Notícias Verdes - Europeias: Jerónimo de Sousa acusa Governo de manipular números do desemprego - C/ VÍDEO E C/ ÁUDIO To:

Europeias: Jerónimo de Sousa acusa Governo de manipular números do desemprego - C/ VÍDEO E C/ ÁUDIO Número de Documento: 9711488 Lisboa, Portugal 24/05/2009 18:21 (LUSA) Temas: Política, eleições europeias, Partidos e movimentos

*** Serviços vídeo e áudio disponíveis em http://www.lusa.pt/ ***

Beja, 24 Mai (Lusa) - O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou hoje o Governo de mentir sobre os números do desemprego e manipular as estatísticas e afirmou que o executivo vai falhar na promessa de criar 150 mil novos empregos.

Jerónimo de Sousa falava em Beja, perante uma plateia de cerca de 700 pessoas, no teatro Pax Júlia, num comício-festa com a cabeça-de-lista da CDU às eleições europeias, Ilda Figueiredo, e o deputado do Partido Ecologista Os Verdes e também candidato europeu Francisco Madeira Lopes.

"Não há 'apagão' nos ficheiros do Instituto do Emprego que possa iludir a gravidade da situação que o país tem vivido com um governo que passou a manipular as estatísticas para poder dizer que a sua promessa de criação de 150 mil empregos estava a ser cumprida", disse Jerónimo de Sousa, que sublinhou que o governo "viveu sempre da manipulação e até da mentira" sobre a questão do emprego criado.

O dirigente comunista afirmou-se convicto de que "o Governo do PS de José Sócrates não vai cumprir o que prometeu, porque chega ao fim destes quatro anos, não com mais emprego, mas sim com mais 895 mil trabalhadores mandados para o desemprego".

Num discurso fortemente marcado por críticas às políticas do executivo socialista, Jerónimo de Sousa condenou também "o grande capital económico e financeiro", que "acena com a ingovernabilidade do país porque quer continuar a governar-se".

"Não escondem que desejam a manutenção de uma maioria absoluta do PS porque essa é a solução que interessa aos grandes senhores do dinheiro", mas, perante um "futuro incerto", "falam cada vez mais na necessidade de refazer o Bloco Central", sublinhou, acrescentando que "o que receiam verdadeiramente é a mudança" e "temem que, com o reforço da CDU, se abra o caminho para uma nova solução governativa e para uma nova política".

"Hoje, muitos mais portugueses compreendem que as suas opções não se podem reduzir à opção entre o mau e o pior. Que Portugal precisa de um outro governo e de outra política e a União Europeia de outra orientação", salientou.

O comício foi animado pelo grupo "Os Alentejanos", que interpretaram temas como "Grândola Vila Morena" ou "Baleizão", terra de Catarina Eufémia, e uma canção inspirada nos casos envolvendo o primeiro-ministro: "Olha o Pinóquio e o caso Freeport/ que belo negócio/ mas que grande sorte/ Fixe, fixe, fixe/ Fixe, fixe, fixe, olé/ É a CDU que consola o Zé".

JH.

Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário